Neste momento nós temos dois tipos de ondas sendo emitidas pelo transdutor. Uma delas é a onda do Modo B e a outra a do Doppler. A onda do modo B gera as imagens em preto e branco e a do Doppler é responsável pela colorização do vaso. É importante entender este conceito para não confundir o funcionamento da máquina.
Para vocês terem esta ideia mais bem fixada, olhem este slide. Esta imagem aqui não é real. Ela foi construída por mim. Ela representa somente a presença do Modo color Doppler sem a presença do modo B.

Representação das cores dentro do vaso. O primeiro consenso de qual cor deve ser escolhida para preencher o vaso, se vermelho ou azul, é  habitualmente a artéria ser representada em vermelho e a veia em azul.
Mas existe um segundo forma de parametrizar a cor dento de um vaso, se azul ou vermelho. Onde tudo que se aproxima das ondas do Doppler deve ser representado em vermelho e tudo que se afasta deve ser representado em azul. Este segundo caso é importante porque dentro de uma artéria ou veia o fluxo pode se inverter e ter este conceito é importante para facilitar.


Transdutor 1. A artéria em vermelho, como nos mencionamos este é o primeiro objetivo. Portanto, o box inclinado da forma correta e a barra de corres com o vermelho posicionado para cima. O que acontece quando rotacionamos o transdutor, fazendo com que o lado proximal do transdutor fique na posição distal? Veja o transdutor 2.
Transdutor 2. A inclinação do box, ou o steer, fica da mesma forma porque nós não mudamos a posição do box, mas o transdutor fica rotacionado e emitindo as ondas do Doppler em outra direção. Veja que a onda do Doppler não segue um paralelismo com a inclinação da caixa.

plugins premium WordPress