Quando nós realizamos a ultrassonografia das artérias vertebrais nós avaliamos os segmento v1 e v2. Praticamente nós realizamos esta avaliação no sentido longitudinal. Assim nós percebemos que o segmento V1 e V2 são facilmente diferenciados. Pois o semgento V2 não se apresenta na integralidade devido a sombra acústica do processo transverso. Portanto, o segmento V2 só pode ser avaliado quando ele não está passando pelo forame do processo transverso.
Segmento v 1que se inicia no seu óstio localizado na artéria subclavia e indo até a sua entrada dentro do forâmem do processo transverso.
Segmento v 1que se inicia no seu óstio localizado na artéria subclavia e indo até a sua entrada dentro do formem do processo transverso.
O segmento v2 compreendo de todo o trajeto da vertebral desde o início da entrada do primeiro forame do processo transverso até a saída do último foramem do processo transverso da vertebra sub occipital.
O seguimento v3 é desde emergência da artéria vertebral do forame do processo transverso da vertebra subocciptal até a sua fusáo com a vertebral contral lateral formando a artéria basilar.
De tanto falar em artéria vertebral nós esquecemos que também existe a veia vertebral. E ela também está presente dentro do forame do processo transverso. E geralmente a veia localizado-se mais superficialmente. E ai vai uma dica para vcs: veia acima como o ceu, e artéria para baixo como o fogo.
As artérias vertebrais são avaliadas através da ultrassonografia. E para começar nós vamos falar da sua origem. Tanto a artéria vertebral esquerda como a direita se originam na artéria subclávia. E como variação anatômica a artéria vertebral esquerda pode se originar do arco aórtico.